English  |  Français  |  Deutsch  |  Español  |  Português
Introdução     Preâmbulo     Diálogo
        
PDF download
do relatório completo

Diálogo entre Vassula Rydén e a CDF


Introdução

Entre os anos 2001 e 2004, a Sra. Vassula Rydén manteve diálogo oficial com a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), no Vaticano, solicitado pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI.

O propósito deste relatório não é o de proporcionar uma propaganda barata em favor da Sra. Rydén, mas o de oferecer uma compreensão clara, equilibrada e detalhada do progresso e resultado desse diálogo.

Deve-se entender que o diálogo em si mesmo não implica em nenhuma “aprovação” oficial das mensagens experimentadas pela Sra. Rydén, intituladas A Verdadeira Vida em Deus. A Notificação de 1995, com alguns comentários críticos sobre a experiência da Sra. Rydén, permanece formalmente vigente. Só a publicação de uma nova Notificação poderia “cancelar” a anterior de 1995, e não é provável que ocorra tal publicação durante a vida da Sra. Rydén, dada a postura sempre cuidadosa do Vaticano em relação a supostos místicos ainda vivos.

Contudo, não deve haver nenhuma dúvida de que o diálogo efetivamente ocorreu e que chegou a uma conclusão positiva. Todo o diálogo entre a Sra. Rydén e a CDF foi publicado em forma de livreto em 2004 e – a pedido expresso do Cardeal Ratzinger – em todas as versões subsequentes dos livros da Sra. Rydén. Como ficará claro neste relatório, quando, em 1999, se pediu ao Cardeal Ratzinger que recebesse a Sra.Rydén, ele, primeiro, declinou o pedido devido “à situação com a Notificação”, como ele disse. Não obstante, o que ele propôs foi um diálogo oficial com a CDF. Foi este diálogo e seu resultado positivo o que possibilitou que o Cardeal Ratzinger recebesse a Sra. Rydén em audiência privada, em novembro de 2004, durante a qual tirei a foto que mostro a seguir.



Quando, durante essa audiência, a Sra. Rydén perguntou ao Cardeal Ratzinger o que a CDF responderia quando lhe perguntassem qual a situação dela com Roma, ele respondeu: “Diremos que houve modificações no sentido… de que, agora, a Notificação deve ser lida no contexto dos… novos esclarecimentos feitos por você” (Veja a citação completa em Diálogo).

Existem ao menos três razões pelas quais considero meu dever relatar os fatos que marcaram esse diálogo:
1. 1. Primeiro, pedi o diálogo ao então Cardeal Ratzinger, depois de fazer uma entrevista com ele, publicada na Communio, em 1999, e em outras publicações.

2. De 1997 a 2001 escrevi minha tese de doutorado sobre Profecia Cristã na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ela contém um parágrafo sobre o caso da Sra. Rydén como possível exemplo histórico de uma experiência considerada por muitos como profética. Foi publicada por Oxford University Press em 2007, com o Prólogo escrito pelo então Cardeal Ratzinger (ver www.christian-prophecy.org). Depois dos estudos doutorais mencionados, ensinei teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e, portanto, vivi em Roma de 1997 a 2004 quando pude acompanhar de perto e intervir naquele diálogo. Portanto, sou testemunha de tudo o que aconteceu.

3. Algumas pessoas levantaram dúvidas quanto à legitimidade ou natureza positiva do diálogo, em parte devido a uma carta um tanto ambígua do Cardeal William Levada, atual Prefeito da CDF, datada de Janeiro de 2007. Com este relatório, quero dissipar tais dúvidas.


Neste relatório poderão ler sobre:

O preâmbulo do diálogo desde 1995 a 1999

O próprio diálogo de 1995 a 2004 que foi concluído com o encontro antes mencionado, entre o Cardeal Ratzinger e a Sra. Rydén.

No arquivo do autor existem cópias de todas as cartas mencionadas. Para fins relevantes, cópias podem ser obtidas contatando-me em n.c@hvidt.com .

Atenciosamente,

Niels Christian Hvidt
Professor Adjunto
Unidade de Pesquisa da Saúde, Homem e Sociedade
Universidade do Sul da Dinamarca